Rita Xau Xau

Registo da minha viagem pelo Oriente.

2006/08/30

Kendo

Estava eu calmamente à minha secretária quando chega um senhor, o John, e começa a falar com o Filipe (meu chefe) e a perguntar-lhe quando é que ele ia experimentar o Kendo. E eu arrebitei logo as orelhas para saber que história era aquela de experimentar o Kendo?!... O Filipe não se mostrou interessado e eu “cheguei-me à frente” para saber se eu podia experimentar e em menos de nada (literalmente) vi-me inscrita na Associação de Kendo de Macau e comecei as aulas à noite, aqui perto de casa. E tenho a dizer que é uma actividade verdadeiramente viciante!!!
O Kendo é uma arte marcial japonesa que deriva das técnicas tradicionais de combate com espadas dos Samurais do Japão. Luta-se com uma espada de bambu, chamada shinai, e são usados protectores para todas as regiões de ataque, além de um traje especial: hakama (calças), keiko-gi (camisa) e bogu (armadura). Eu ainda não tenho o equipamento completa, mas já tenho a minha própria shinai desde a primeira aula! :)
No Kendo são permitidos golpes no centro e nas laterais da cabeça (men-uchi), no antebraço (kote-uchi), na lateral do abdómen (do-uchi) e na garganta (tsuki), e cada golpe deve ser anunciado com um grito. Já estão a ver a animação que são aquelas aulas! Toda a gente a gritar sempre que defere um golpe.......
O Kendo possui um aspecto desportivo bastante relevante, mas ainda preserva a maior parte das suas características marciais, distinguindo-o de um desporto comum. No Kendo, o critério de golpe válido (yûkô-datotsu) é bastante subjectivo e está directamente relacionado com as origens marciais da arte, que prega a sincronia perfeita entre a explosão de energia do praticante (Ki), a trajectória e a precisão do golpe (ken) e a movimentação do corpo (tai).
Além da luta (shiai), um praticante de Kendo (kendoca) também se aperfeiçoa nos kata, técnicas específicas de Kendo que consistem em conjuntos de movimentos definidos, praticados em duplas de kendocas, que são ensinados antes de se passar ao combate. Como devem calcular, eu ainda nem katas decentes consigo fazer, mas eu vou lá! :)
E pronto, amigos, é isto! E eu estou a ADORAR!!!


Nota: Os dois Srs. na foto são (à esquerda) o Kuan, o meu Sensei, e (à direita) o John, o responsável por eu ter entrado no Kendo.

3 Comments:

At 00:14, Anonymous Anónimo said...

Sim Rita.
Consegui ver o teu blog e, melhor, consegui descobrir o Kendo... Mas sabes uma coisa? O que me chamou a atenção foi ver o meu nome nos teus comentários... hehe. Eu e a minha veia egocêntrica... Só depois de perceber que não te referias a mim é que me lembrei da nossa conversa (naquela manhã atribulada para ti - chegaste a falar com o tal médico?) e do kendo e tal... ah e tal... e o camandro...

É verdade, já tens hakama??? aiaiai
Mas fiquei contente por já teres uma shinai... shinai hakam... olha que bonita combinação de palavras... lol

Deixando-me de brincadeiras. Espero que esteja tudo bem contigo.
Bjks e boa estadia por aí.
Filipe

 
At 19:27, Anonymous Anónimo said...

Resumindo, deve ser um arrepiante prazer!Nada bom para cardíacos, está bem de ver. Um berro, um ataque de coração!
Qualquer das maneiras, deve ser giro. Especialmente, se todos tiverem os berros afinados, talvez se possa compor uma ode ao amor!
Pater

 
At 01:57, Anonymous Anónimo said...

Eu quero a minha Shinai..........

 

Enviar um comentário

<< Home