Rita Xau Xau

Registo da minha viagem pelo Oriente.

2006/04/11

Cantão

No passado fim-de-semana, o segundo de Abril, fomos de excursão a Cantão, ou melhor dizendo Guangzhou. Viagem animada de camioneta, com petiscos servidos pelos companheiros de viagem (éramos um grupo de 20) e chegada pela hora de almoço. Guangzhou é uma cidade enorme. Para terem uma ideia levamos cerca de 45mins a chegar ao centro. Como Zhuhai, é uma cidade cinzenta onde os cheiros de comida e de farmácias tradicionais (daquelas com tudo o que se possa imaginar) se fundem e inundam as ruas. Depois há uma imensidão de lojas de roupa, artigos electrónicos, animais, “traquitana” e até mesmo uns laivos de Ocidente marcados pelo M do Mac Donalds. Uma nuvem constante sobre a cabeça, tão característica das cidades orientais que sofreram um “boom” de crescimento. Mas estava e a dizer, chegada pela hora de almoço à ilha que foi em tempos um importante porto no Rio das Pérolas, cujo monopólio do comércio era detido pelos portugueses lá pelos anos de 1500 e picos e onde mais tarde os ingleses também foram autorizados a negociar, seguindo-se os franceses e holandeses. A ilha artificial que fica separada de Guangzhou por um estreito canal chama-se Shamian e foi lá que ficámos alojados, no Hotel Victory, e muito bem alojados, devo dizer! É uma zona totalmente distinta do resto de Guangzhou uma vez que é de arquitectura tipicamente colonial. Foi aqui também que me apercebi do quão imenso é o “mercado” de adopção de crianças chinesas por casais ocidentais, e foi algo que me impressionou de facto... Por todos os lados, na ilha, casais de loiros enormes a transportar bebés de traços orientais.
Bom, mas adiante, almoçámos num restaurante de comida chinesa, pois claro. E é oficial, estou a habituar-me a estes sabores! Depois a tarde foi passada em passeio a conhecer as atracções de Guangzhou. Fomos à casa da família Chen que é um edifício de torcidos tipicamente orientais, com telhados ricamente decorados com esculturas pintadas e que alberga uma série de colecções de arte que vão das porcelanas ao marfim esculpido, das conchas recortadas a esculturas de pedra, das quais destaco uma no jardim das traseiras da casa. , que podem ver na foto. Depois seguimos para o Pagode, que também podem ver na foto, e subimos os 9 andares para termos uma visão geral da cidade. Não mudei de opinião. Cinzenta.
Ao final da tarde voltamos ao Hotel, depois jantamos noutro restaurante chinês e experimentámos as “maravilhas do karaoke! :) Que divertido! Acabámos a noite numa discoteca, Baby Face, com toda a pinta de ocidental, e que bem que me soube abanar o corpo ao som de música que gosto!
O dia seguinte foi para dar um salto ao mercado de pedras e de Jade. Sei de muito boa gente que teria perdido aqui a cabeça, não é tia Zé? Depois do almoço ainda houve tempo para visitar o museu de arte de Guangdong (província de Cantão). Um edifício muito bem organizado e de visita fácil. Gostei bastante, ainda que a maioria das exposições vigentes não me tivesse dito muito... E foi daqui que depois seguimos para Macau. Chegámos a casa a precisar de um fim-de-semana para descansar... :)

6 Comments:

At 01:06, Anonymous Anónimo said...

ora então adepta da comidinha chinesa..... Acho que o vem morre.... As festas são animadas pelo que dizes. Clima bastante diverso do que tiveste na Dinamarca. Quanto à 1ª foto parece um sítio um pouco mais requintado. Até aqui de que é que gostaste mais? A mãe

 
At 06:00, Blogger Rita Mendes said...

Hong Kong sem dúvida! Mas as fotos de Hong Kong ainda vão demorar porque me esqueci da máquina e tenho de pedir as fotos do João. Beijocas

 
At 05:57, Anonymous Anónimo said...

Pois, tou a ver que o trabalho para ti serve para descansares dos fins de semana LOL ... Belas Fotos ... Quando voltares ofereço-te salada russa com arroz xau-xau Porta-te ;-)

 
At 01:48, Anonymous Anónimo said...

Olá Rita
Era para te mandar um mail, mas agora tenho que ir ver o basquete...De qualquer maneira quero que saibas parece-me que estou com algumas saudades de ti.

A minha mãe manda-te beijinhos e eu mando-te um beijão.
Arnaldo

 
At 20:56, Anonymous Anónimo said...

Kotinha!!!!
Se soubesses o k o pessoal tem comido por cá, passavas-te.
Olha lá, Mas afinal tu passas a vida em viagens, festas, etc o teu estágio é suposto ser uma viagem de finalistas prolongada ao Oriente??? :)
É estranho mas sinto saudades dessa orelhita para mimar pelo que me vou contentando com memorys :)
Beijocas
Victor

 
At 18:18, Anonymous Anónimo said...

Queremos noticias!!!!!!!!!! Yellooooooowwww....Tugas chamam Rito ;)!! Beijos, Joãozito

 

Enviar um comentário

<< Home